quinta-feira, 5 de abril de 2007

Toledo, a cidade das três culturas

Hoje estive em Toledo, pela primeira vez. Ameeeeei! Que cidadezinha bonita! Que agradável caminhar por suas ruas estreitas, labirínticas e empinadas - subidas e descidas que cobram um preço elevado às pessoas sendentárias como eu. Que agradável ver a arquitetura característica das distintas culturas que habitaram suas ruas. Até o calçamento é bonito. Toledo é imperdível! Que incrível sensaçao de estar vivendo em outros tempos. Muito bom!
Estive buscando na Internet dados sobre a origem de Toledo. Parece que esta pequena e atraente cidade nasceu em 192 a.C. com o romano Marco Fulbio – para mim, um desconhecido.
No século V, a península e os romanos que aquí viviam foram atacados e invadidos pelos bárbaros visigodos. Toledo tornou-se a capital visigoda. Nos séculos V, VI e VII, os visigodos permitiram a existência de diferentes crenças religiosas. Eles nao se incomodavam com as religioes adotadas por seus invadidos. O último rei visigodo foi Rodrigo.
Em 711 d.C, os muçulmanos invadiram a península e Toledo passou a chamar-se "Tulaytulah". Toledo viveu um período magnífico de cultura muçulmana. Na época, viviam harmonicamente os cristaos, os judeus e os muçulmanos. As igrejas, sinagogoas e mesquitas tinham total liberdade e seus seguidores também.
Toledo teve uma Escola de Tradutores fantástica, no século XIII. As traduçoes das obras gregas eram feitas tanto por muçulmanos (Averroes) como por judeus (Maimonides).
Quando eu estudei Filosofia, li muito sobre as discussoes a respeito das interpretaçoes feitas por Averroes dos textos de Aristóteles, quando o mundo só admitia os cânones platônicos. Averroes fez a traduçao das obras aristotélicas, e a Igreja ficou escandalizada. Na verdade, Aristóteles só foi aceito quando Sao Tomas de Aquino afirmou quase o mesmo que Averroes, mudando algumas conotaçoes da traduçao feita.
Enfim, com a Escola de Tradutores, Toledo tornou-se um centro intelectual europeu. As traduçoes permitiam que o resto da Europa usufruisse dos conhecimentos construidos pelas culturas muçulmanas e judia, e que pudesse redescobrir o pensamento e as idéias gregas clássicas.
No século XIV, a tranquila convivência das três culturas foi desaparecendo. Os judeus começaram a ser perseguidos e a cristianizaçao originou o Tribunal da Santa Inquisiçao. Cruzes! Que horror foi isso! Em 1492, os Reis Católicos impoem a expulsao dos judeus, estabelecidos em Toledo desde a época visigoda. Os que tiveram permissao para ficar, tinham que pagar altos tributos monetarios. O de sempre!
Atualmente, Toledo é a capital de Castilla-La Mancha e foi declarada Cidade Patrimônio da Humanidade.
No passeio de hoje, minha intençao era a de visitar sinagogas, mesquitas e museus visigodos. Também queria acompanhar e fotografar a procissao das 21 horas. Nao consegui fazer nada do previsto. As sinagogas, mesquitas e museus tinham filas quilométricas diante de suas portas. Esta época de férias é a pior para fazer este tipo de programa. Toledo deve ser visitada em dia de semana, quando o turismo é menos furioso. O tempo também nao colaborou com o passeio. Começou a chover, e resolvemos voltar para Madrid. Provavelmente, a procissao nao saiu. Nao sei.
Para finalizar, repito: Toledo é uma cidade encantadora! Muito linda mesma! Vale a pena conhecê-la.

3 comentários:

Anônimo disse...

É dona Thelma Maria, só batendo pernas heim?
Que Semana Santa mais interessate!
Se tivesse me avisado teria te dado uma dica 10, que poucos conhecem... fica pra próxima.
Besito

Thelma disse...

Anlene
Conta...qual é a dica? Conta, plis.

Adriana disse...

Thelma, eu conheci Toledo e amei a cidade, a cultura os lugares fui capaz de perder horas e horas andando e conhecendo e parece que nao me deu tempo pra tudo...vai ficar para a proxima vez.
Postei umas fotos de La Coruña e Santiago de Compostela.
Um abraço carinhoso do mesmo lado do oceano.

P.S.:Feliz Pascoa