quarta-feira, 11 de abril de 2007

Grupo multicultural

Em Boadilla del Monte, uma cidadezinha ao lado de Madrid, o Grupo Santander construiu uma cidade financeira. Os diferentes departamentos do Banco foram reunidos em uma mega-área que está a 40 minutos da capital. Os trabalhadores têm horario flexível e um plus de 900 euros para o transporte. A área é de 165 hectares, com 100 mil metros quadrados de área construída em treze edifícios enormes. Tem vários restaurantes gratuitos, creches, instalaçoes esportivas (para tênis, volei, nataçao, golf, squash, etc...), bibliotecas, centros sanitários e inúmeros microbus que circulam dentro deste espaço, levando e trazendo os funcionários de um prédio a outro. Os jornais daqui chamam esta área de Campus Financeiro (super neoliberal).
Além dos trabalhadores do Grupo Santander, circulam aproximadamente 1500 pessoas, diariamente, para a prestaçao de serviços. Eu sou uma delas. Recebi a classificaçao de professora de idiomas - com direito a fotos e revistas à minha bolsa cada vez que entro e saio da empresa. Isso é muito irritante. Vou lá para ensinar os executivos a falarem português - às vezes, sinto como se eu estivesse ensinando os magnatas a roubar o meu povo. Bem ruinzinha esta sensaçao.
Bom, mas toda esta vasta introduçao é para falar dos diversos professores de idiomas que ensinam neste conglomerado. O Santander coloca um ônibus branco e enoooorme para buscar os professores em Madrid - e para nos devolver a esta cidade depois de ensinarmos os seus funcionários. Lá vamos todos, na hora do almoço, para nossas horas de classe - africanos de muitos países (com cabelos imensos de tranças e com batas maravilhosas; russos; suecos (loiríssimos, com traços de vikings); franceses; chineses; americanos; alemaes (com cara e cheiro de pouco banho); marroquinos, ...e a brasileira (com cara de poucos amigos, mas com os olhos curiosos voltados para a fabulosa fauna). Quando o ônibus recolhe esta miniatura de representaçao do mundo, os guetos se desfazem e é um tal de ti-ti-ti entre todos. Acho que este contato multicultural é a melhor hora do trabalho.
Quando entramos na organizaçao, imediatamente ficam nítidas as diferenças: os que trabalham no Santander andam de terno e gravata e os que chegam para dar aulas sao esquisitos, multicloridos, com roupas ponta-acima-ponta-abaixo. Predomina o desalinho, as bolsas grandes e os muitos livros nas maos. Quando o ônibus chega, cada um pega um micro-ônibus para o seu destino.
Eu dou aulas no Edifício Amazônia. É o edifício cujos funcionários trabalham com o Brasil. Meus alunos vao ao Brasil uma vez por mês. Uns, gostam; outros, nao. Hoje o chefao disse que os funcionários brasileiros (os do Santander) sao inteligentes, rápidos e criativos. Ele fez uma comparaçao interessante: disse que se chegar no México e der uma ordem, esta ordem pode levar dois dias para ser cumprida. Se ele chegar no Brasil e der a mesma ordem, levará apenas 4 horas para ser realizada. Segundo ele, os funcionários brasileiros ganham melhor que todos os outros (será?!?) por este motivo. Nao sei se os funcionários brasileiros estao contentes com seus salários.
Passadas as horas de classes, voltamos aos micro-ônibus que, por sua vez, nos levam ao ônibus branco. E outra vez recomeça o ti-ti-ti. Os 40 minutos de ida e os 40 minutos de volta sao um bom exemplo de multi-interculturalismo. As culturas se misturam estupendamente.

9 comentários:

Vivien Morgato : disse...

Delicioso seu post, fiquei muito curiosa, conte mais.;0)

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Que incrível!
Trabalhei 8 anos no Bilbao Vizcaya e admirava a sua política de RH.
Que sorte tem teus alunos!

Unknown disse...

Que legal conviver com pessoas com culturas e hábitos diferentes!

Que legal o banco proporcionar a seus servidores o ensino de outras línguas!

Uma menina que foi minha prof. de inglês aqui, casou com um americano e dá aulas para os funcionários do Banco do Brasil em New York.

Tu poderias contar passagens dessas tuas viagens em outros posts. Nós vamos gostar.

Bjs.

Anônimo disse...

Me impresionan las diferencias entre la gente. Tus alumnos ganan 900€ para el transporte y una gran multitud de ciudadanos españoles gana menos de 1000€ por una jornada laboral de, en el mejor de los casos, 8horas. Barbaridad!!

Anônimo disse...

Seguro que es toda una experiencia trabajar allí y ver tanta gente tan diferente. Me encanta la mezcla de culturas.

Zeca La-Rocca disse...

que ótima esta mistura....

até fiquei com vontade de contar o q aconteceu comigo qndo cheguei a Espanha... outra hora conto lá no meu blog!

bjossssss

Ana Paula Montandon disse...

Puxa, deve ser uma experiência muito gostosa e rica. A gente aprende bastante com essa mistura de culturas, né?
beijo pra ti

Telejornalismo Fabico disse...

*



quero saber é se vc está ganhando ações pra dar aula.
quanto mais cedo vc enricar, mais cedo posso me mudar praí.

e confessa: tu gosta é de fofoca mesmo.
:p




*