domingo, 8 de abril de 2007

Outra Semana Santa

Nao sei bem o motivo, mas a Semana Santa me fez entrar em contato com uma certa tristeza. Nao sei explicar exatamente o que é, mas sei que é um sentimento de cor gris. Na medida em que os dias foram passando, fui percebendo que meu estado anímico era de tristeza contemplativa - sentimento que se instalou há algum tempo e que está aí, dentro de mim, sem que eu consiga fazer diferente. Mas isso nao me provoca ansiedade, porque entendo que tenho que viver a tristeza até ela ir embora. Cada coisa no seu tempo.
Caminhei, passeei, conheci cidades lindas, mas nao senti aquela alegria/energia que normalmente me caracteriza nestas situaçoes.
Além dos meus sentimentos de perda e de reacomodaçao da minha existência, esta época traz o sofrimento e as penitências do cristianismo. E, aqui na Espanha, vemos o sofrimento em todas as partes. Fico impressionada - e até assustada - com as procissoes e os atos católicos.
Eu tive uma curta história de catolicismo. Fiz a primeira comunhao e logo depois desisti dos ritos católicos. De qualquer forma, tenho a impressao que este curto período de tempo impregnou meus sentimentos do sangue e do sofrimento de Cristo. Nao sei o que é verdade e o que é lenda, mas sinto um grande respeito por esta história. Isso é uma coisa. Outra coisa é que sou uma pessoa de fé que, embora nao reze as oraçoes da Igreja, que deteste as leis impostas pelo Vaticano, possui uma religiosidade cada vez mais própria e definida.
Enfim, foi uma semana santa gris e de recolhimento interno - embora eu andasse pelas ruas vendo pessoas e lugares desconhecidos. É difícil explicar e é difícil entender, mas é assim que é.

8 comentários:

Anônimo disse...

Thelma, creio que sou capaz de entender um pouco o que sentes, muitas vezes snto esta tristeza mesmo estando com pessoas que amo e em lugares que gosto...Eu posso te dizer que sou catolica por imposiçao familiar, batizei meus filhos 2 fizeram a primeira Comunáo e o mais velho hoje com 26 anos e vivendo na Inglaterra mudo u de religiao e se encontra feliz...mas eu tambem nao aceito muitas imposiçoes da Iraja...mas te digo tenho fe...faço minhas oraçoes em silencio...e acredito em uma força superior que rege o universo, pois eu nao quero acreditar que Deus nos da como penitencia por sermos pecadores...tantas dores, tantas enfermeidades...tanta fome no mundo, acho que tudo isso vem pela ganancia do ser humano...e essas coisas as vezes me deixa muito triste...e como dizes temos que vive-las...da melhor forma que pudermos...
Deixo aqui um abraço carinhoso, chei de energia positiva para voce do mesmo lado do oceano

Anônimo disse...

Thelma,
Los sentimientos son algo para lo que no podemos encontrar una explicación, simplemente sentirlos. Por mas que queramos, no podemos ir contra ellos, ni esconderlos, ni ignorarlos. Deja salir toda tu tristeza y el tiempo hará lo demás.
Un abrazo.

Vivien Morgato : disse...

religião atrapalha a fé, quase sempre.;0)
grande beijo.;0)

Luiz Felipe Botelho disse...

Gosto de algo que ouvi de uma amiga minha que é terapeuta floral: a gente reage ao que fala o mundo. Acho que as vezes o mundo fala tão alto nesse jeito que ele tem de "falar", que não dá mesmo para não reagir. Mesmo sem entender o que ele diz. Mesmo sem ser capaz de explicar o que sentimos a partir do que "escutamos". Ela dizia que era comum sentirmos dores e alegrias que não vinham exatamente de nossas experiências, mas do que estava ao nosso redor. Não sei se isso pode ser provado cientificamente, mas faz sentido pra minha alma.
Tudo de bom pra ti, Thelminha.
E parabéns pela mudança, que não deixa de ser um... renascimento.
Beijo

Marcia disse...

enganou-se.
foi bem fácil de entender.

Pablo disse...

Muchos besos Thelma.

Rosamaria disse...

Tb te entendo, Thelma, e gostaria de saber dizer as palavras certas. Não sei. Vai meu abraço mais fraterno.
Bjs.

Telejornalismo Fabico disse...

*



xô repé gris.
e que venha o arco-íris.




*