segunda-feira, 26 de março de 2007

O amado Jorge

Vivendo na terra de Cervantes há tanto tempo, uma das coisas que mais gosto é quando falam bem das belezas de nosso país, de nossas músicas, ritmos, escritores, cantores e do povo em geral. Tem muito espanhol que realmente aprecia a nossa cultura.
Hoje li um parágrafo de Jorge Amado numa página espanhola que reconhece o talento deste escritor. É o seguinte:
"Blancos, negros e indios mezclaron en un inmenso lecho de amor, sus sangres, sus dioses, sus ritmos, sus gustos, para formar un pueblo de una inmensa dulzura... con un extraordinario don para la creación artística" (Jorge Amado)
Este é o Brasil-essência-original...nao os assaltos, as mortes, a miserabilidade e a louca violência do cotidiano brasileiro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Thelma, eu como brasileira tambem adoro qdo falam bem do nosso Brasil....eu amo Jorge Amado...desde adolescente me deliciava (as vezes escondido) do seus livros....Hoje por mera concidencia postei no meu blog um tema que saiu na Voz de Galicia falando do Brasil..

Um beijo carinhoso do mesmo lad do oceano

Marcia disse...

sabe que eu não gosto do Jorge Amado? praticamente nadinha. :(

Thelma disse...

Adriana
Também aprecio muitíssimo os livros de Jorge Amado e sua maneira de falar sobre o regionalismo nordestino, mostrando a desgraça e a opressão do negro, do pobre e do trabalhador. Comecei a amar o nordeste através de seus livros - e dos de Gilberto Freyre. Seus personagens sao cálidos, simpáticos e a pura expressao do povo nordestino. Também gosto do seu senso de justiça social.

Marcia
Que pena! Tenta novamente.

Simone - Pique-Pega disse...

Moro em PAris, e sempre que ouço falar do Brasil ja da até medo, porque sempre vem noticias ruins. E piorando cada dia a imagem que os estrageiros tem do nosso pais!
Agora noticia assim da até gosto, Viva o Jorge Amado :)