domingo, 4 de novembro de 2007

O Brasil de Pierre Verger

O Brasil de Pierre Verger é uma exposição de fotos que narra a trajetória do fotógrafo francês nas diversas viagens que ele fez pelo Brasil - principalmente pelo Nordeste. É um importante registro histórico e social da múltipla civilização brasileira - principalmente daquela que não está nos livros. O acervo já passou pelo Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. Agora, está no Instituto Cultural Banco Real, Bairro do Recife.
São aproximadamente 200 fotos que registram cenas do cotidiano brasileiro, com suas festas populares, cultos afro-brasileiros, mestres da arte, vida urbana, vida rural...enfim, é uma aula de história!
A exposição é dividida em 18 assuntos e o material exposto é acompanhado por textos explicativos - as fotos de frevo, por exemplo, são comentadas pelo maravilhoso Antônio Nóbrega.
Além das fotos tocantes de Verger, o vídeo produzido especialmente para a mostra - Olhares nômades - também é de excelente qualidade, projetando cerca de 600 fotos durante 30 minutos, com uma ótima trilha sonora - onde se inclui o instrumentista pernambucano Antúlio Madureira.
Resumindo, a terra tupiniquim foi lindamente registrada pela Rolleiflex deste artista.

8 comentários:

Luiza Dias disse...

Eita! Que legal. Quero ver..

Anônimo disse...

Telma, Anlene me contou o que se passou com vc em Recife. Sinto muito, querida. Estive muto tempo meio afastada dos blogs, o meu incluive e só agora vim ler o seu. Li todos os posts da página principal e estao todos ótimos. Também adoro essa terrinha e todo o movimento cultural que ela promove. Também sou fa de carteirinha de Ariano, amigo íntimo de meu pai, e seus flhos, meus amigos por toda a adolescencia. Estou encantada com suas experiências como professora aí e suas fotos.
Deixo um beijo e um pedido de desculpas por nao ter visto seu convite para responder sobre o que estava lendo. Fica pra outra vez, tá?

Thelma disse...

Luiza
Vale a pena ver as fotos do Pierre Verger!

Nora
Que bom que voltaste a blogar!
Tô na terrinha. Se precisares alguma coisa é só dizer. Beijos, guria.

Unknown disse...

Bah, Thelma! Uma vez perdi de ver uma exposição do Sebastião Salgado e não me perdôo. Que bom poder ver um trabalho bem feito!

Bjs.

Unknown disse...

Belo registro!!

Beijos, Thelminha!

Vivien Morgato : disse...

O olhar dele é privilegiado mesmo. Essa exposição vem pra sp? beijos.

Thelma disse...

Rosamaria
Recentemente, vi uma exposição de Sebastião Salgado. Muito legal tb.

Ana
Saudade de tu!

Vivien
Não sei se a exposição vai para São Paulo. Deve ir! Na verdade, tudo começa nesta cidade.
Bjs.

Jess Castro disse...

Tive a oportunidade de assistir o vídeo Olhares Nômades em sala de aula, uma experiência maravilhosa. Acredito que todo brasileiro deve ter contato com essa obra, inspiradora.