sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A despedida de Fernán-Gómez

Morreu o grandíssimo ator, diretor e escritor espanhol, Fernando Fernán-Gómez. A cultura deste país perdeu um autêntico intelectual/pensador.
Escrevo este post porque achei interessante seu velório, no Teatro Espanhol de Madri. Este teatro se encheu de mesinhas de bar e de música, em sua homenagem. Sua família e seus amigos quiseram uma despedida segundo o gosto do ator: com tangos e muita conversaçao.
O caixao - coberto por uma bandeira anarquista e pelo símbolo da Real Academia Espanhola - ficou no centro e as pequenas mesas ao redor. E nao pararam de chegar artistas e políticos - inclusive Zapatero, o presidente.
Em um determinado momento, a atriz Pilar Bardem, mae de Javier Bardem, disse: "Morreu Deus!" E Marisa Paredes afirmou: "Ele era a história do cinema espanhol".
Durante a madrugada, as risadas davam a impressao de uma festa, de uma grande celebraçao. Ao lado, um púlpito com microfone onde os presentes liam continuamente textos, poesias, etc... foi uma bonita festa de despedida!
Fernán-Gómez era o mestre do bom espetáculo e se saiu brilhantemente em sua derradeira apresentaçao.

10 comentários:

Rosamaria disse...

Thelma, adorei essa despedida! Já disse pra todo o mundo que quando eu morrer quero muita música, podem até dançar. Quero alegria! Pode até ter mesinhas como num bar e tomarem suquinho por mim, já que eu não vou poder tomar mais!

Tu vens???

Bjs,

Thelma disse...

Rosamaria
Vi agora na TV que ao lado do caixao dele, entre as mesas, teve uma apresentaçao de dança (tango) lindíssima e Henrique Morientes cantou uma ou duas cançoes.
Foi um final super cultural, com dança, música, leituras, cafés, (re)encontros, risadas...
O cara fechou tudo com um grande espetáculo, no teatro. Também gostei.
Bjs.

Thelma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anlene gomes disse...

oi thelma, que bom que você voltou! será que desta vez conseguimos tomar aquele cafezinho? ou será melhor um chocolate quente? beijos

Thelma disse...

Oi, Anlene
Vamos, sim, tomar um cafezinho ou um chocolate quente. Vamos chamar a Nora tb, ta? Quando?

Unknown disse...

Quero que me festejem enquanto eu estiver viva!
E flores também, mandem agora!
Velas, quero em mil jantares românticos e inspirados...
Depois que eu morrer, rezem! Rezem muito... Porque ando cheia de más intençoes!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

A Ana sou eu! Rezem pra mim, plissss!

:(

(Não entendo pq as vezes aparece um perfil não disponível!)

Unknown disse...

Eu tb quero que rezem por mim, mas não deixem de colocar música e fazer aquele fusuê.
Tu não disse se tu vens, né?

Thelma disse...

Hahahahahahaha....Rosamaria, eu irei ao teu enterro, sim. Prometo!
Que conversinha mais estranha a nossa, né? Mas, sinceramente, vou rezar por vcs todas...se eu nao fôr antes.
Beijos.