quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Um assalto

De volta ao Brasil, saindo do aeroporto do Recife (dia 18 de agosto), eu e uma amiga fomos assaltadas. Levaram o carro, nossas bolsas e as três malas que eu trazia e que continham todos os meus diplomas e certificados, além das minhas roupas, sapatos e acessórios. Também trazia livros, fotos, relógios, máquina fotográfica, dois celulares, pen drives e outras miudezas. Perdi tudo.
Nunca tinha visto um revólver apontado para mim. E nunca esquecerei a sensação de ouvir os gritos e as ameaças dos ladrões. Tudo se passou em segundos.
Perplexas, ficamos apenas com a roupa do corpo - em plena Av. Boa Viagem. Vi, com assombro, o carro partir em alta velocidade. Depois de uns minutos de confusão, fomos diretamente para a Delegacia. Outra impressão terrível. Não sei o que dá mais medo: os ladrões ou a polícia.
No dia seguinte, encontraram o carro da minha amiga....vazio! Nem sinal de meus pertences.
Ofereci gratificação a quem encontrasse os documentos e livros, através das rádios do Recife, mas até agora não tive boas notícias. A polícia, para me animar, disse que os ladrões costumam queimar os documentos e livros, para não deixar vestígios.
Vai fazer um mês e continuo numa espera triste, misturada com decepção e indignação. Cheguei à terrinha, cheia de boas intenções e fui cortada no primeiro momento, de forma violenta.
Entendo que eu não seja a única pessoa que tenha sofrido este tipo de ação, mas isso não me consola e nem me anima. Ouvi de inúmeras pessoas que eu devia agradecer por estar viva....e eu agradeço mesmo! Mas não consigo ficar só nisso. Alguns valores estão invertidos na ordem social e, nisso, o Brasil está mais para gris que para azul anil. Me soa estranho que uns infelizes se atravessem no caminho e que só nos reste agradecer por eles terem "permitido" que continuássemos vivas. Estou chocada e mexida. Dentro de mim, inúmeras interrogações e aturdimentos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Buena idea escribir sobre ello.
Todo mi apoyo y un abrazo!

Marcia disse...

ah, Thelma, não acredito.
eram os documentos originais? :o

esta é a diferença entre o Brasil e a Espanha.
por isso eu digo que vc não deve voltar.
não importa o que as pessoas te digam: não volte.
acredite, não vale a pena.

espero que vc consiga se recuperar e reconstruir seus dados.

beijo.

Thelma disse...

Viki
Gracias por tu apoyo incondicional! Tu sabes bien lo que ha representado para mi esta llegada traumática a Brasil. Fue muy duro!

Marcia
Eram os documentos originais (diplomas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, além de todos os certificados de participação em cursos e congressos) e suas respectivas cópias, carimbadas pelo MEC, pelo Ministério de Assuntos Exteriores e pelo Consulado. Foi uma trabalheira incrível conseguir tudo para trazer para cá. É uma super burocracia para validar os documentos de lá.
Enfim, era a minha história acadêmica e profissional.
Neste momento o meu currículum vitae é um papel branco. E a minha alegria ficou verde.
Beijos agradecidos.

Unknown disse...

Bah, Telma! fiquei em choque! Nem consigo imaginar o que estás passando!
E tem como conseguires cópia de tudo?
Espero que sim!

Cheguei agora de um consultório médico, na torre do shopping aqui no centro, que foi assaltado hoje. Que loucura! Parece que o mundo está vindo abaixo! Até quando será que vai isso?

Bjs.

Telejornalismo Fabico disse...

*



real e irreal são definições muitos próximas. mas o sengundo insiste em tentar ser o primeiro.

lamentável, deplorável, estúpido o que aconteceu contigo.

tô com a marcia: viver onde o irreal é apenas ficção é bem melhor.
beijo.



*

Vivien Morgato : disse...

Thelma, espero que vc consiga os documentos de volta.;0(

anlene gomes disse...

Thelma,
Sua história me impressionou muito e me deixou triste, sem saber como te ajudar. Sei que é difícil, mas agora é "bola pra frente" e tratar de virar esta página que ficou branca, voltar a completá-la. Se precisar de alguma coisa por favor me avise. Beijos