domingo, 10 de junho de 2007

Visao de mundo

Foto de Morteza Nikoubazl/Reuters

Qual será a visao de mundo das mulheres muçulmanas? O Ocidente enfatiza uma idéia de mulheres submissas, inferiores e com menos direitos, mas acho que esta é uma idéia distorcida ou que nao corresponde à realidade. Penso que o temas das mulheres muçulmanas é pouco conhecido ou mal conhecido ou mal entendido pelo Ocidente.
A verdade é que nao entendo bem como elas funcionam no mundo. O único que sei é que as vejo por todas as partes, nesta cidade: sérias, risonhas, falantes, com filhos, sem eles, com roupas negras, com roupas coloridas...e que esta cultura me provoca muita curiosidade. Cada par de olhos tem cor e expressao diferente. Para mim, elas - e o mundo em que vivem - sao um mistério. Quando as vejo na rua, nos ônibus ou nos metrôs, fico observando. O véu e a túnica cobrem todo o corpo e servem para que elas sejam conhecidas pelo espírito, e nao pela aparência. Mas o que haverá por dentro? E nao me refiro à aparência. O que haverá dentro deste mundo que nós, os ocidentais, nao alcançamos ou entendemos? Como elas sentem os afetos, o casamento, a maternidade, a profissao, a cultura...?
Enfim, nesta manha de domingo, depois de encontrar casualmente a foto postada, fiquei divagando sobre as mulheres muçulmanas e o seu universo. Talvez minhas divagaçoes possam ser incluídas na série pensamentos inúteis, mas a verdade é que sinto uma curiosidade real sobre as diferentes formas de ver/sentir/viver o mundo.

3 comentários:

Maria Helena disse...

Thelma,
eu também não entendo, mas o que pode parecer absurdo para nós ocidentais, essa forma de vestir, de viver, talvez para elas não sejam. É até compreensível que tenham uma visão diferente do mundo.
Bjs

Unknown disse...

Só o que eu sei, Thelma, é que elas andam assim na rua, pq em casa elas se pintam,se arrumam muito bem e são muito sensuais.
Tb, com aqueles olhos que a raça tem!

Bjim.

Yve Amaral disse...

Oi Thelma...estava passeando pela net e entre pesquisas no google achei seu blog e o devido post...Sou brasileira,sem ascendência árabe,revertida ao Islam e muhajjaba;tenho 24 anos e entrei na religião pela fé,não sou casada e pasme,nem tenho planos para um casamento próximo...Sim,temos regras diferentes...mas essa imagem de um islam opressivo e violento para com as mulheres é mais cultural e regional do que propriamente religioso...aliás pela religião temos liberdade e direitos maravilhosos que garantem nossa integridade fisica,moral,social,sentimental...
enfim...em nome de musitas muslimat posso dizer andar cobertas,de negro,sem usar maquiagem e/ou outros adereços não nos torna mulheres infelizes,pelo contrario somos felizes por fazer a vontade de Allah swt.Há excessões,claro...mas sobre mim posso dizer "Sou mais feliz hj,do que quando vivia a vida descoberta e mundana que o nosso paraiso tropical me proporcionava".