domingo, 3 de junho de 2007

O que estou lendo

A minha amiga Márcia me passou uma corrente da blogosfera onde devo falar sobre O que estou lendo.
Neste momento, como estou preparando um curso para dar no Brasil, minha mesa está repleta de livros e artigos sobre textos - coesao, coerência, inferência, argumentaçao...
Mas, além dos livros acadêmicos, estou lendo uma escritora vasca, Toti Martínez de Lezea, que eu conheci recentemente com o livro La Herbolera. Fiquei literalmente encantada com sua forma de escrever e com sua criatividade narrando histórias do País Vasco na Idade Média. O livro da herbolera trata de uma mulher que tinha o dom e a sensibilidade de curar enfermos com ervas, por ocasiao da Inquisiçao. Muuuuito bonito!
Agora, desta mesma autora, estou lendo La Calle de la Judería, que é a história de duas famílias vinculadas por laços de sangues, mas enfrentadas pela religiao - uma era judia e outra católica. Tudo se passa no período da expulsao dos judeus da Espanha, ou da conversao ao catolicismo dos que ficaram. Neste caso, a família que se converteu ao catolicismo passa a ser inimiga dos que tiveram que partir para conservar seus principios religiosos judaístas. É uma trama familiar e histórica bastante interessante.
Desde que vim morar na Espanha, leio tudo o que me cai nas maos sobre os judeus e os mouros - com suas respectivas expulsoes e seus inegáveis legados ao país. Aqui, embora o catolicisimo frenético seja a religiao da maioria, as raízes muçulmanas e judias sao evidentes e estao em todas as partes, compondo a beleza heterogênea deste país.
Agora, convido a Viki, a Anlene, a Nora Borges e a Daniela para se pronunciarem quanto ao que estao lendo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Thelma, obrigada! Sabe que sem querer escrevi sobre o que estou lendo! Beijos

Marcia disse...

hummmm... curar com ervas!!! que coisas mais... bruxinha!!! :)

Anônimo disse...

Y a mi no me invitas? Jamía cómo eres. Cuanto te vea me pienso beber tu cerveza, chincha.

Anônimo disse...

Thelma:
Poderias trazer agora em junho, ou remeter, um exemplar da herbolera para mim ? Interessei-me nesta mulher sensível ...
Abraços,
Felipe Panerai