segunda-feira, 6 de abril de 2009

As calçadas (inexistentes) do Recife

Recife é uma cidade bonita, em alguns aspectos - outros, não! Tem casarões antigos, tem muitas árvores, tem um cheiro próprio que é agradável aos sentidos - longe de seus canais fétidos -, tem inumeráveis e deliciosas frutas, tem uma praia congestionada de gente e de sujeira, mas é só olhar o mar e a alma se tranquiliza, tem arte nas ruas, tem uma população hiper afetiva...enfim, é uma cidade que tem nuances agradáveis, que superam seus problemas.
Mas tem uma coisa que me incomoda muuuuito nessa cidade: suas calçadas...suas inexistentes calçadas.
Recife é uma cidade que não tem calçadas - com exceção do calçadão de Boa Viagem, acho. Parece absurdo, mas é real. Essa é uma cidade completamente esburacada. Os pedestres não são considerados. O simples ato de caminhar pelas ruas e avenidas torna-se perigoso tanto pelos assaltos como pelos buracos. Se a gente escapa de um , cai no outro.
Lembro de uma amiga do Sul, Gisele, que era engenheira da Prefeitura de Porto Alegre. Seu trabalho era andar pela cidade vendo onde haviam buracos nas calçadas e ruas. Ela anotava tudo o que via e mandava ajeitar. Isso há mais de 15 anos.
Penso que em Recife ainda não descobriram que ter boas caçadas pode beneficiar a população em geral, melhorando a qualidade de vida dos pedestres.

3 comentários:

Rosamaria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosamaria disse...

Xi, Thelma, há quanto tempo nõa vinha aqui!
Fiquei um tempo fazendo as páscoas das netas,(graças a Deus, pq o ano passado não pude fazer nada). Agora estou em Florianópolis cuidando da casa do Flávio que foi viajar, mas a conexão tá me deixando lóki, cai a toda hora.

E as ruas de Recife são largas que desse pra fazer calçadas ou estreitinhas como algumas do Rio ou Floripa? Tenho vontade de conhecer Recife, talvez um dia...

Bjim, cosquirídia, tô com saudade.

Rosamaria disse...

Desculpa, Thelma, repetiu o comentário e eu apaguei um.

Comentário, não, carta, hehehe.