quinta-feira, 31 de maio de 2007

Chavela Vargas

Foto: José Méndez / EFE
Chavela Vargas é uma figura curiosa! Imagino que atualmente ela deve ter mais de 85 anos. Continua forte e com o vozeirao de sempre. Eu a ouvi há muitos anos, quando ainda morava no Brasil; aqui, ouvi sua voz rascante durante um ano, em todos os banhos que tomava. Explico: na primeira casa onde morei, em Bilbao, tinha um aparelho de som no banheiro e eu a ouvia cantar Amanecí en tus brazos, junto com Ana Belén, diariamente. Sua voz já me era super familiar quando vi o filme sobre a vida de Frida Khalo - sua grande amiga e talvez seu grande amor -, onde ela dava voz à cançao La Llorona.
Esta artista nasceu em Costa Rica, mas saiu de lá com 14 anos, devido às confusoes familiares ocasionadas por sua homossexualidade. Foi viver no México, país que adora.
Chavela bebeu todas as tequilas possíveis e imagináveis. Vivia na esbórnia mexicana. Apaixonou-se muitas vezes, ganhou dinheiro, perdeu tudo inúmeras vezes, teve uma vida desregrada...uma autêntica orgia alcoólica! Devido a estes excessos, ficou uns 15 anos desaparecida dos cenários musicais, em total decadência. Até que Pedro Almodóvar a encontrou num obscuro bar da cidade do México e a trouxe para Espanha, ajudando-a na reestruturaçao de sua vida. Hoje ela nao bebe mais e faz concertos impressionantes pelo mundo. Ela é óóótima; ele, também. Se eu nao gostasse dele pelos seus filmes, gostaria por sua humanidade.

6 comentários:

Unknown disse...

gostei de ouvir a Chavela"! não a conhecia.

bjs.

Anônimo disse...

Adorei escutar novamente essas duas músicas, que me vierem do outro lado do charco através do meu jegue de estimação.
Gosto demais desse CD de Ana Belém, e o dueto dela com Chavela é lindo demais!!!

Hoje estou ouvindo preciosidades: Dalva de Oliveira(A noite de meu bem), Elis Regina, Ana Belém e Chavela Vargas. Que massa!!!!!

Marcia disse...

capaz que eu não fui pro emule baixar tudo. mas bem capaz que não.

Marcia disse...

ah, e eu adoro esta "piensa en mi".
nestas horas eu viro uma romântica de carteirinha. :)

Telejornalismo Fabico disse...

*




conheci a chavela via almodovar, um cd de coletânea com as músicas dos filmes dele.

ela canta na trilha do Frida, e é muito bom.

tem um doumentário sobre a vida dela, realmente excepcional, que passou um bom tempo na tv a cabo.
mas ainda preciso conhecer melhor a obra dela.




*

Nuno da Câmara disse...

Chavela Vargas e umas das mais importantes cantoras do século XX. Junto dela estão nomes como:
Elis Regina
Amália Rodrigues
Mercedes Sosa
Edith Piaf
Shirley Horn
Vargas é um exemplo de qualidade e longevidade.
Adoro ouvi-la, sou fã.