segunda-feira, 6 de abril de 2009

As calçadas (inexistentes) do Recife

Recife é uma cidade bonita, em alguns aspectos - outros, não! Tem casarões antigos, tem muitas árvores, tem um cheiro próprio que é agradável aos sentidos - longe de seus canais fétidos -, tem inumeráveis e deliciosas frutas, tem uma praia congestionada de gente e de sujeira, mas é só olhar o mar e a alma se tranquiliza, tem arte nas ruas, tem uma população hiper afetiva...enfim, é uma cidade que tem nuances agradáveis, que superam seus problemas.
Mas tem uma coisa que me incomoda muuuuito nessa cidade: suas calçadas...suas inexistentes calçadas.
Recife é uma cidade que não tem calçadas - com exceção do calçadão de Boa Viagem, acho. Parece absurdo, mas é real. Essa é uma cidade completamente esburacada. Os pedestres não são considerados. O simples ato de caminhar pelas ruas e avenidas torna-se perigoso tanto pelos assaltos como pelos buracos. Se a gente escapa de um , cai no outro.
Lembro de uma amiga do Sul, Gisele, que era engenheira da Prefeitura de Porto Alegre. Seu trabalho era andar pela cidade vendo onde haviam buracos nas calçadas e ruas. Ela anotava tudo o que via e mandava ajeitar. Isso há mais de 15 anos.
Penso que em Recife ainda não descobriram que ter boas caçadas pode beneficiar a população em geral, melhorando a qualidade de vida dos pedestres.