domingo, 16 de dezembro de 2007

O anjo da abastança

O anjo da abastança anda circulando pela Internet. Coloquei aqui porque quero desejar muita abastança para os meus amigos e as minhas amigas. Mas não só em relação ao dinheiro. Quero desejar saúde, alegrias e muita harmonia para todos e todas. Que 2008 seja um bom ano, querido(a)s!!! Adelante!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Unificação de currículos

A Espanha entrou na unificação de diplomas e currículos antes do previsto. Isso significa que seus cursos de graduação e pós-graduação passam a ser considerados equivalentes aos de qualquer país da Comunidade Européia, o que permitirá uma acentuada mobilidade estudantil. Este conjunto de medidas deveria ser estabelecido até o ano de 2010, segundo o Tratado de Bolonha. É a convergência européia acontecendo na terra de Cervantes.
Até agora, a mobilidade dos universitários foi garantida pelo Programa Erasmus, que facilitava, através de bolsas de estudos, que alguns universitários estudassem 1 anos em cada país da Europa. Mas este não era um programa para todos.
Eu tive alunos que estudaram em 5 países diferentes e falavam os idiomas correspondentes, além da língua materna. Isso é muito bom!
A partir de agora, quem tiver um diploma de graduação poderá trabalhar em qualquer país da UE, sem a necessidade de revalidação do mesmo.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Um sorriso no céu


Recebi esta foto do meu irmão, que recebeu de uma amiga sua.

sábado, 1 de dezembro de 2007

A vida dos outros


Vi que estréia no Brasil A Vida dos Outros, filme ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2006. Em julho, fiz um post comentando sobre a morte de Ulrich Muhe, ator principal do filme que, antes de sua realizaçao, era um ilustre desconhecido e que deu um show neste trabalho!
O filme é diferente e conta a história do sistema de controle e vigilância dos cidadaos, que existia na Alemanha Oriental. Uma interessante variaçao do orwelliano 1984. Mas o mais interessante é o processo de mudança e de humanizaçao que vai sofrendo o espiao Gerd Wiesler. O final é comovedor e de grande sensibilidade.