quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Os escoceses






Que costume diferente é este dos homens usarem saias! Nao é feio, é diferente. Hoje, vi centenas de pernas gordas, magras, compridas, curtas, cabeludas...eram os escoceses que andavam pelas ruas de Madrid. O motivo era um jogo da Copa Européia entre o Aberdeen (da Escócia) e o Atlético de Madrid. Chegaram fazendo baderna e saíram calados. O Atlético ganhou de 2 x 0.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Jane Birkin


Recentemente, conversando com uma amiga que nasceu na década de 70, falei sobre a musa Jane Birkin. Ela me olhou espantada, e perguntou "quem é Jane Birkin?" Que coisa!
Jane Birkin ficou famosa com a música carregada de erotismo, de Serge Gainsbourg, 'Je t'aime, moi non plus'.
Pois aquela quase menina, magrinha, inquieta, que circulava pela elite intelectual francesa nos anos 70 e que ficou mundialmente famosa, acaba de fazer 60 anos. 60 anos!!! Impresionante!
Ela anda pela Espanha, super zen. Uma grande mudança!

O som dos celulares

Nestes três meses que estive no Brasil, ouvi muitos celulares tocando e a voz do Lula (uma boa imitaçao) dizendo "Companheiro(a), atende este telefone!"
Aqui, a moda é a voz do rei dizendo "¿Por qué no te callas?"

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Entardecer em Santa Maria


As fotos sao de Rafael Isaia.

sábado, 24 de novembro de 2007

Estacionamento de maridos

Um shopping center de Barcelona lançou uma idéia inovadora: criou uma sala com várias televisoes, sofás confortáveis, jornais, revistas, internet, video-jogos....para os maridos esperarem as mulheres, enquanto elas realizam suas compras.
Os lojistas acreditam que, desta maneira, as mulheres gastarao mais e os maridos estaro mais tranquilos e relaxados. Benefício geral.

Arte em Toda a Parte

Pelos anos que morei longe de Olinda-Recife, nunca participei desta iniciativa interessante, mas o povo do Recife me contou e me garantiu que o evento é de qualidade e que vale a pena vivê-lo.
Começou nesta quinta-feira, pelo sétimo ano consecutivo, O Arte em Toda Parte, no Sítio Histórico de Olinda. Mais de 400 artistas apresentam seus trabalhos em inúmeros ateliês, hotéis, pousadas, museus e igrejas. A cidade se torna uma galeria de arte, aberta ao público. Os ateliês/casas (que sao muitos em Olinda) abrem-se para receber os visitantes. Segundo uma amiga, além da beleza das obras, é impressionante ver os coqueiros e o mar desde dentro dos casaroes de Olinda.
No período do evento, que irá até 02 de dezembro, acontecerao também as famosas e maravilhosas serenatas. Que delícia! As serenatas percorrerao o Varadouro, o Alto do Carmo, a Ladeira da Sé e os Quatro Cantos.
Bahhhh....saudade de outra época em que eu acompanhava as serenatas olindenses. Quando viajei para cá, e deixei de participar delas, D. Clarice já estava com mais de 90 anos e continuava levando a multidao ao som de seu violino. Puro lirismo!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A despedida de Fernán-Gómez

Morreu o grandíssimo ator, diretor e escritor espanhol, Fernando Fernán-Gómez. A cultura deste país perdeu um autêntico intelectual/pensador.
Escrevo este post porque achei interessante seu velório, no Teatro Espanhol de Madri. Este teatro se encheu de mesinhas de bar e de música, em sua homenagem. Sua família e seus amigos quiseram uma despedida segundo o gosto do ator: com tangos e muita conversaçao.
O caixao - coberto por uma bandeira anarquista e pelo símbolo da Real Academia Espanhola - ficou no centro e as pequenas mesas ao redor. E nao pararam de chegar artistas e políticos - inclusive Zapatero, o presidente.
Em um determinado momento, a atriz Pilar Bardem, mae de Javier Bardem, disse: "Morreu Deus!" E Marisa Paredes afirmou: "Ele era a história do cinema espanhol".
Durante a madrugada, as risadas davam a impressao de uma festa, de uma grande celebraçao. Ao lado, um púlpito com microfone onde os presentes liam continuamente textos, poesias, etc... foi uma bonita festa de despedida!
Fernán-Gómez era o mestre do bom espetáculo e se saiu brilhantemente em sua derradeira apresentaçao.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O Museu do Prado


O Museu do Prado teve sua superfície ampliada em mais de 50%. Segundo os jornais, virou um museu do século XXI, moderno e elegante. Tentei conhecer seus novos recintos de exposiçao, mas ainda nao consegui. A fila é permanente. Continuarei tentando.
Neste momento, o museu está apresentando uma exposiçao de Velázquez e de Rubens. Dizem que este diálogo está imperdível. Logicamente, a notícia chegou aos ouvidos dos japoneses... e eles vieram todos! Pelo menos dá a impressao de que estao todos aqui. Eles adoram um museu!

domingo, 18 de novembro de 2007

Domingo no parque

O Parque do Retiro é um enorme espaço verde, localizado no coraçao de Madrid. É um lugar parecido com a Jaqueira (Recife) ou com a Redençao (Porto Alegre), numa escala maior.
Hoje, o parque estava super cheio. Fez um domingo de sol maravilhoso, com uma temperatura de 8 graus que favorecia as caminhadas e os encontros. Tri-bom!

sábado, 17 de novembro de 2007

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O charco

Vou cruzar o charco novamente. Como sou filha de um viajante-vendedor, penso que minha herança genética me faz andar pra-lá-e-pra-cá, num vaivém interminável.
Eu, particularmente, não gosto muito de avião. Prefiro viajar de carro, de trem, de ônibus... porque ficar presa horas e horas dentro de um avião da TAP é coisa horrível!!!! O avião é apertado e cheiiiiiiio de gente. Dá um baita desânimo.
Uma vez, viajei ao lado de um rapaz de 1,95 cm. As pernas dele foram coladas nas minhas até Madri. Não tinha outro jeito. Outra vez, viajei com um gurizão super cansado, que tinha ido para Londres e, ao chegar lá, soube que seu irmão havia sofrido um acidente muito grave. Deste modo, ele teve que retornar imediatamente para o Brasil. Resultado: depois de contar sua história triste, ele deitou a cabeça no meu ombro e veio dormindo tranquilamente. Só faltou me chamar de mamãe. Outro caso foi o de uma senhora gripada, que veio espirrando em mim toda a viagem. Foi assim mesmo! Literalmente. Ela não colocava a mão na boca para espirrar. Suas gotinhas voavam livres pelo avião.
Também tem histórias de criancinhas que sobem pela minha cabeça, na maior diversão (para elas...).
Agora lembrei da história de uma brasileira que casou com um sueco e que retornava ao Brasil depois de 8 anos de ausência. Durante a viagem, ela acabou com o estoque de cerveja do avião. Tomou tooooodas. Depois de embriagada, resolveu ficar de joelhos na poltrona e conversar com sua amiga, também brasileira, que estava na poltrona de trás - ao meu lado, por azar. No seu devaneio etílico, ela conversava/gritava contando como tinha perdido a virgindade - como se isso pudesse ter algum interesse para o resto das pessoas que estavam no avião. Eu, sinceramente, fui invadida por um sentimento de vergonha alheia. As pessoas que estavam mais próximas, riam. Eu não achava a menor graça. Tentava ler, mas sua fala era tão alta que era impossível encontrar a mínima concentração.
Enfim, vamos ver o que acontece desta vez. Sei que tudo pode acontecer. Tomara que me chamem para a primeira classe, mesmo tendo pago o bilhete da classe econômica.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Festival de Teatro

Vai começar o 10º Festival Recife de Teatro. Passarão 59 espetáculos pela terrinha. Fartura! E os espetáculos terão preços que variam de R$ 5 a R$ 1. Muito boooommmmm!

domingo, 4 de novembro de 2007

O Brasil de Pierre Verger

O Brasil de Pierre Verger é uma exposição de fotos que narra a trajetória do fotógrafo francês nas diversas viagens que ele fez pelo Brasil - principalmente pelo Nordeste. É um importante registro histórico e social da múltipla civilização brasileira - principalmente daquela que não está nos livros. O acervo já passou pelo Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. Agora, está no Instituto Cultural Banco Real, Bairro do Recife.
São aproximadamente 200 fotos que registram cenas do cotidiano brasileiro, com suas festas populares, cultos afro-brasileiros, mestres da arte, vida urbana, vida rural...enfim, é uma aula de história!
A exposição é dividida em 18 assuntos e o material exposto é acompanhado por textos explicativos - as fotos de frevo, por exemplo, são comentadas pelo maravilhoso Antônio Nóbrega.
Além das fotos tocantes de Verger, o vídeo produzido especialmente para a mostra - Olhares nômades - também é de excelente qualidade, projetando cerca de 600 fotos durante 30 minutos, com uma ótima trilha sonora - onde se inclui o instrumentista pernambucano Antúlio Madureira.
Resumindo, a terra tupiniquim foi lindamente registrada pela Rolleiflex deste artista.