terça-feira, 23 de outubro de 2007

A avó blogueira

Esta senhora tem 95 anos, chama-se Maria Amélia, é da Galícia (Espanha) e tem um blog (A mis 95 años) muito visitado, que está concorrendo aos prêmios Bobs (Best of Blogs) - concedido por uma TV alemã.
Numa época, escrevi para ela e recebi resposta. Ela é uma pessoa amável e inteligente. Soube que, no início, seu neto a ajudava no blog e nos caminhos do ciberespaço. Depois, ela pegou o "tranco" e aprendeu a se virar sozinha. Persistente e interessada! Alguns têm mais talento e criatividade em seus processos de envelhecimento.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Obrigada, gurias!

Fui escolhida pela Rosamaria e pela Maria Helena para fazer parte da Corrente da Amizade. Segundo as palavras que recebi delas: "O objetivo dessa corrente é estreitar os laços que unem os blogueiros que compartilham conhecimentos, artes, idéias, experiencias, amizade, etc e tal. A Corrente da Amizade, não tem selo e não tem prêmios, é apenas uma declaração de amizade da parte de quem a oferece."
Agradeço às duas amigas queridas e convido a minha tribo - do lado direito deste blog - a participar da corrente da amizade.

Correria maluca

Tive que despertar na marra. Tava mal acostumada. Os anos que passei do lado de lá, tornaram-me mais lenta e sossegada. Lá - do outro lado do charco - é tudo mais tranquilo: os horários são cumpridos, a vida tem seu ritmo natural e ocorrem poucos imprevistos; aqui, os horários são atropelados, a correria é de tirar o fôlego, ocorrem inúmeros imprevistos - que se multiplicam e comem nossas horas - e a semana voa, deixando um caldo de esgotamento para o final de semana. No meu caso, o final de semana se reduz ao domingo - porque dou 8 h de aula aos sábados. Com isso, no domingo, só quero fazer nada. Só quero ficar em casa, dormindo, lendo, pensando, vendo filmes. Quando chega a segunda, como hoje, meu corpo quer continuar fazendo nada...e não é possível! Aiiii....tão bonzinho ficar em casa! A segunda-feira é ingrata neste Recife calorento, úmido e corrido.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Dia do Professor

Hoje, dia 15 de outubro, é dia do professor. Eita profissão difícil e gostosa ao mesmo tempo! Difícil, porque as condições de trabalho são precárias e insuficientes em todo o Brasil; gostosa, porque a interação com a diversidade de pessoas, e com seus respectivos pontos de vistas e universos particulares, e o contato diário com novos conhecimentos são a base da situação educativa, e tornam o dia-a-dia interessante e motivador. A rotina não existe. Todos os dias são diferentes.
Como sabemos, esta profissão - apesar de ser fundamental para o desenvolvimento de qualquer país - é muitíssimo mal remunerada. É o desgosto da grande maioria de professores. Mesmo assim, eu percebo que não poderia trabalhar em outra profissão. Até tentei fugir da sina familiar, mas não fui feliz. Como professora, vivo momentos de intensa alegria, de intensa raiva, de intensa perplexidade, de intensa admiração....enfim, tudo é intenso, dinâmico e vivente! Gosto disso!
Recentemente, numa aula de Filosofia da Linguagem, fiz a dinâmica das Verdades Indiscutíveis. Esta dinâmica consiste em colocar uma frase no quadro para a discussão entre os presentes. No interior da sala, em diferentes pontos, aparecem três cartazes - cada um com uma palavra Concordo, Discordo e Concordo Parcialmente. Todos os participantes devem tomar posição junto a um dos cartazes, dependendo da frase e do sentimento/pensamento de cada um em relação à frase.
Escrevi algumas frases relacionadas aos significados, às referências e às representações...tudo dentro do conteúdo estudado. Quando me desviei um pouco da Filosofia da Linguagem e entrei no campo da educação em geral, a discussão ficou bastante mais acirrada. A frase que provocou maior polêmica foi: Só a educação muda o país. Simples e curta. Mas gerou uma discussão generalizada. Os que se colocaram sob o cartaz Concordo gritavam com os que se colocaram sob o cartaz Discordo, e vice-versa. A discussão foi acalorada. Os que se colocaram sob o cartaz Concordo Parcialmente acabaram mudando de posição. Foi muito interessante! Mexeu mesmo com a turma.
Na aula, eu fui apenas uma mediadora, mas sou das que pensam que a educação é a base do desenvolvimento e do crescimento de uma nação. Não tenho dúvidas disso!
Igual que D. Hélder, que só queria morrer depois de ver a reforma agrária acontecer - ele queria ser eterno - , eu quero morrer vendo o reconhecimento dos professores e da importância de seu trabalho.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Vale-livro

O governo de Pernambuco concedeu um vale-livro de 200 reais aos 31 mil professores da rede estadual para a compra de material didático, durante a 6ª Bienal do Livro de Pernambuco. Foi um investimento de R$ 6,2 milhões. Um bom investimento!

Maratona cultural

Está acontecendo no Recife a VI Bienal do Livro. Uma maratona literária que dá gosto! Palestras, sessões de autógrafos, debates...
Fui sábado, com alguns dos meus alunos, e comprei vários livros. Depois de 4 horas de autismo, senti aquela sensação gostosa de correr para casa e começar a devorá-los. Yeeesssss!
Hoje, voltei lá. Queria assistir ao filme do cineasta moçambicano Victor Lopes, Língua - Vidas em português. Maravilhosa a feira e maravilhoso o documentário do Victor, que homenageia os milhões de falantes da Língua Portuguesa. No documentário, aparecem José Saramago, Mia Couto, João Ubaldo Ribeiro, Martinho da Vila e outros que comentam a nossa língua.
Eu já conhecia o Victor e seu filme. Ele acompanha a Fundação Roberto Marinho em seus processos de formação de professores. Recentemente conversamos sobre seu trabalho no Museu da Língua Portuguesa e sobre seu próximo filme, que já está sendo rodado. Victor é um cara manso, inteligente, lúcido e que, apesar de jovem, tem um super currículo.
O espaço onde o filme foi mostrado, Cine Letras, está localizado no interior do mega-pavilhão e serve para a exibição gratuita de filmes que dialogam com a literatura. Mas é interessante que lá dentro o burburinho desaparece e encontramos aquele universo fascinante...o escurinho do cinema! Uma cinéfila como eu sempre aprecia este ambiente, mesmo com as cadeiras duras.

sábado, 6 de outubro de 2007

O outono de lá

Foto do outono do lado de lá. Muuuuuuuita saudade!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Ariano Suassuna

Há muitos anos proclamo a minha admiração por Ariano Suassuna. Acho que desde 1990, quando vim morar aqui no nordeste e comecei a ler seus textos e ouvir suas falas e seus discursos humorados. Estive com ele em diferentes momentos....e sinto que minha admiração cresce a cada encontro.
Hoje, num encontro da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco com a Fundação Roberto Marinho, ele afirmou que falaria apenas meia hora. Mas falou durante quase duas horas...e lindamente! Suassuna está cada vez mais inspirado e maravilhoso! Seu amor pelo nordeste sensibiliza a todos. Ele adora afirmar que é um sertanejo autêntico. Eita, cabra arretado de bom!
No final, com a voz trêmula, ele chorou de emoção....e fez mais de 500 pessoas chorarem com ele. Muito lindo meesssmo!