quarta-feira, 27 de junho de 2007

Na terra pernambucana

Estou na terra pernambucana novamente. Muito bonzinho!

sábado, 16 de junho de 2007

O tomate

Minha amiga deste lado do oceano, Adriana, me enviou o prêmio Blog com Tomate. Agradeço e retribuo. Na sequência, os meus outros eleitos:
- Ana

terça-feira, 12 de junho de 2007

A mãe do Badanha

A Marcia me convidou para participar de um meme musical. Ela, em seu post, explica que foi convidada por sua amiga Maristela. Então, decido conhecer a Maristela e sua idéia divertida. Entro em seu blog e começo a ler seus posts. Percebo logo que tem "café no bule". Ela escreve super bem. Vou lendo, devagarinho, saboreando suas palavras...até que encontro a mãe do Badanha! E me sai uma gargalhada espontânea. Fazia muuuuuuuuitos anos que não encontrava esta senhora, tão conhecida dos gaúchos da minha época! Nem sabia que ela ainda existia! Adorei! Mas, afinal, quem foi o Badanha? E como era sua mãe? Por que ela sempre é incluída nas conversaçoes?

domingo, 10 de junho de 2007

Cena e fogos

Ontem, teve um pequeno jantar aqui em casa. Estávamos Pablo, Jossssé Luis, Diego, Virginia e eu. Conversamos e rimos muito, como sempre. De repente, depois da meia-noite, ouvimos que explodiam fogos de artifício lá fora. Saímos para o pátio e ficamos ali, lesando e admirando as cores e os desenhos que iluminavam o escuro do céu. Eram as festas do bairro. Tentei fotografar, mas as fotos nao ficaram boas. Bom mesmo foi sentir o fresquinho da noite, a beleza dos fogos e a harmonia entre todos.

Visao de mundo

Foto de Morteza Nikoubazl/Reuters

Qual será a visao de mundo das mulheres muçulmanas? O Ocidente enfatiza uma idéia de mulheres submissas, inferiores e com menos direitos, mas acho que esta é uma idéia distorcida ou que nao corresponde à realidade. Penso que o temas das mulheres muçulmanas é pouco conhecido ou mal conhecido ou mal entendido pelo Ocidente.
A verdade é que nao entendo bem como elas funcionam no mundo. O único que sei é que as vejo por todas as partes, nesta cidade: sérias, risonhas, falantes, com filhos, sem eles, com roupas negras, com roupas coloridas...e que esta cultura me provoca muita curiosidade. Cada par de olhos tem cor e expressao diferente. Para mim, elas - e o mundo em que vivem - sao um mistério. Quando as vejo na rua, nos ônibus ou nos metrôs, fico observando. O véu e a túnica cobrem todo o corpo e servem para que elas sejam conhecidas pelo espírito, e nao pela aparência. Mas o que haverá por dentro? E nao me refiro à aparência. O que haverá dentro deste mundo que nós, os ocidentais, nao alcançamos ou entendemos? Como elas sentem os afetos, o casamento, a maternidade, a profissao, a cultura...?
Enfim, nesta manha de domingo, depois de encontrar casualmente a foto postada, fiquei divagando sobre as mulheres muçulmanas e o seu universo. Talvez minhas divagaçoes possam ser incluídas na série pensamentos inúteis, mas a verdade é que sinto uma curiosidade real sobre as diferentes formas de ver/sentir/viver o mundo.

Estiramento

Foto de François Lenoir /Reuters

Embora nao jogue em Roland Garros, faço isso diariamente.

Juan Diego vai crescendo

Adoro bebês! E adoro os pés-de-bolo dos bebês! Aqui, fotos do crescimento de Juan Diego, filho de Marcos e Cecilia. Ele vai ficando parecido com a mae, que tem uns olhos negros enoooormes e lindos. Os pés dele pedem mil beijos e cheiros.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Réééécife

Dentro de uns dias estarei na terrinha amada! Yeeeesssss!!!!!

Doutores da Alegria

Os Doutores da Alegria fazem um trabalho criativo e maravilhoso nos hospitais de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Recife...e com resultados surpreendentes! Brincando, eles aliviam as dores e os males das crianças e adolescentes hospitalizados. O vídeo que aparece na página deles é liiiindo!
O grupo começou com Wellington Nogueira, o Dr. Zinho, em 1991. O Dr. Zinho usou a menor máscara do mundo: um nariz de palhaço.
Recentemente, a cineasta Mara Mourao fez um documentário de uma hora sobre o trabalho dos doutores de nariz vermelho nos hospitais de Sao Paulo e do Rio de Janeiro, com a participaçao de Wellington Nogueira, de profissionais da área de saúde, familiares de pacientes e dos palhaços-atores. O documentário mostra a rotina da trupe brasileira dentro dos hospitais e apresenta os bastidores deste trabalho lindo.
Hoje, o grupo conta com muitos atores profissionais. Estes, têm que passar por um rigoroso processo de seleção, que inclui um estágio e um treinamento específico para desempenhar, com toda graça e cuidado, uma dura jornada de seis horas diárias nos hospitais.
Eu sabia da existência deste grupo, mas nao sabia o nome - que é lindo! - e nem tinha maiores detalhes sobre o trabalho que eles desempenham como porta-vozes da alegria em um ambiente de enfermidades. Depois de ler o blog de Felipe, aquele querido que é diretor de teatro no Recife; de conversar com Greyce, também atriz no Recife; e de ler a página dos fantásticos doutores, fiquei encantada com a obra deles. Este é um trabalho que vale a pena incentivar e ajudar a crescer!

Sistemas educativos corruptos

A Unesco denuncia a corrupçao nos sistemas educativos do mundo, depois de uma investigaçao em 60 países. Segundo os relatórios desta instituiçao, o desvio do dinheiro público chega a 80%. É de estremecer! Isso afeta gravemente o direito a uma educaçao digna e de qualidade, principalmente nos países em desenvolvimento. Que triste! E todos sabemos que sem educaçao nao iremos à parte alguma.
Um dado absurdo é que o número de universidades fictícias que operam em Internet multiplicou-se por 4 nos últimos 4 anos - de 200 a 800 instituiçoes de ensino superior (fictícias).
Que péssimo e que difícil fazer a populaçao mundial entender a importância fundamental da educaçao para o desenvolvimento dos povos!

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Al Gore

Hoje anunciaram que o Prêmio Príncipe de Asturias de Cooperaçao Internacional deste ano irá para Al Gore, o ex-vicepresidente de Clinton - que receberá 50.000 euros, um diploma, uma escultura de Joan Miró e uma insígnia.
O prêmio de Cooperaçao Internacional destina-se "às pessoas e instituiçoes cujo trabalho contribui de forma exemplar e relevante ao conhecimento mútuo, ao progresso ou à fraternidade entre os povos".
Recentemente, Al Gore ganhou vários Oscars pelo documentário Uma verdade incômoda, em que fala sobre o câmbio climático. Ele tem lutado muitíssimo pela defesa dos valores ecologistas. E tá na hora da populaçao mundial despertar para a importância de respeitar e cuidar urgentemente da natureza.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Outra foto da primavera


Os campos da Espanha estao repletos de amapolas e margaridas. Sao flores simples e bonitas. Os nomes também...a-m-a-p-o-l-a-s...m-a-r-g-a-r-i-d-a-s...
Foto de Mar Marín

O amor

Foto de María Luisa Perea Mercado

Equilíbrio e beleza no amor em flor.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Um coma de 19 anos

Tenho acompanhado, curiosa, o caso do polonês que permaneceu 19 anos em coma e que recuperou a consciência. Em 1988, os médicos disseram a sua mulher e filhos que ele teria dois ou três anos de vida, em coma. Ele ouvia tudo e nao podia se comunicar. Estava totalmente em coma. Mesmo neste estado e sem poder falar, Jan Grzebski percebeu os cuidados de sua abnegada mulher durante os 19 anos. Ela fazia o trabalho de toda uma equipe especializada no cuidado intensivo de seu marido. E ele percebia tudo!
Este fato me impressiona e confirma o que eu sempre pensei: as pessoas nos ouvem e nos sentem quando estao em coma.
Recentemente, quando acompanhei Lucinha em seu coma - que durou uma semana antes de seu falecimento -, eu pude sentir com clareza que ela me ouvia. Eu tinha certeza que ela me ouvia! E, diante destes fatos, penso que nao me enganei.
Enfim, a história de Jan Grzebski é comovedora. Ele entrou em coma quando a Polônia era comunista e havia um seríssimo problema de racionamento de comidas. Despertou com uma Polônia capitalista e pertencente à Comunidade Européia. Ele acaba de conhecer seus 11 netos e, numa entrevista à TV, disse que está muito surpreso com a evoluçao do mundo. E nao é pra menos!

domingo, 3 de junho de 2007

O que estou lendo

A minha amiga Márcia me passou uma corrente da blogosfera onde devo falar sobre O que estou lendo.
Neste momento, como estou preparando um curso para dar no Brasil, minha mesa está repleta de livros e artigos sobre textos - coesao, coerência, inferência, argumentaçao...
Mas, além dos livros acadêmicos, estou lendo uma escritora vasca, Toti Martínez de Lezea, que eu conheci recentemente com o livro La Herbolera. Fiquei literalmente encantada com sua forma de escrever e com sua criatividade narrando histórias do País Vasco na Idade Média. O livro da herbolera trata de uma mulher que tinha o dom e a sensibilidade de curar enfermos com ervas, por ocasiao da Inquisiçao. Muuuuito bonito!
Agora, desta mesma autora, estou lendo La Calle de la Judería, que é a história de duas famílias vinculadas por laços de sangues, mas enfrentadas pela religiao - uma era judia e outra católica. Tudo se passa no período da expulsao dos judeus da Espanha, ou da conversao ao catolicismo dos que ficaram. Neste caso, a família que se converteu ao catolicismo passa a ser inimiga dos que tiveram que partir para conservar seus principios religiosos judaístas. É uma trama familiar e histórica bastante interessante.
Desde que vim morar na Espanha, leio tudo o que me cai nas maos sobre os judeus e os mouros - com suas respectivas expulsoes e seus inegáveis legados ao país. Aqui, embora o catolicisimo frenético seja a religiao da maioria, as raízes muçulmanas e judias sao evidentes e estao em todas as partes, compondo a beleza heterogênea deste país.
Agora, convido a Viki, a Anlene, a Nora Borges e a Daniela para se pronunciarem quanto ao que estao lendo.