segunda-feira, 30 de abril de 2007

Feriado

Alguns feriados sao mais looooongos que outros. Aqui, teremos feriado até o dia 2. O movimento nesta cidade só recomeçará na quinta-feira. Assim, com a chuva e o mau tempo, aproveito para ficar dentro de casa lendo, dormindo, vendo filmes, conversando, comendo pipoca...qualquer coisa que nao seja preparar aulas. Vivo bem esta rotina tranquila. Tenho talento.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Um santo milagreiro?

Tenho visto placas engraçadíssimas pela blogosfera, mas ainda nao tinha visto uma lista tao grande de feitos curativos.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Nélida Piñon

Esta brasileira está em alta na Espanha. Em 2005, ganhou o prêmio Príncipe de Astúrias de Literatura. Agora, a Casa América, junto com a Agência Espanhola de Cooperaçao Internacional (AECI), fará uma homenagem a ela dentro do ciclo literário Semana do Autor. Será uma semana de debates sobre sua obra. No dia 11 de maio, ela mesma exporá suas idéias e métodos de trabalho.
Acho que nunca li nada dela. Pelo menos, nao lembro. Lerei.

domingo, 22 de abril de 2007

O meu pé de laranja-lima

Este é o meu pé de laranja-lima. Ele vai crescendo só com o meu entusiasmo e carinho...um pouquinho de água e sol tb. Se ele resistiu ao inverno rigoroso do lado de fora, agora ele vai em frente. O sol, o calor e os meus olhares afetivos darao um bom impulso ao seu crescimento.
Hoje foi dia de lavar o pátio e de prepará-lo para o período primavera-verao. À noite, início dos trabalhos com os amigos-primos Diego, Pablo e José Luis. Teremos saladas, sanduiches, cervejas e muita conversa.

Encontro de brasileiras

Na sexta-feira houve um encontro de brasileiras no Círculo de Bellas Artes - um local especial no centro de Madri. O motivo do encontro foi a celebraçao do aniversário de Anlene, uma mulher tranquila, doce e carinhosa que vive nesta cidade há alguns anos com seu amado Antonio.
Lá, conheci a Bianca, a Daniela, a Diana, a Sueli, a Nora Borges, a Rita, a Débora...(desculpem as que nao cito aqui, porque nao gravei o nome de todas!). Foi bem legal! Rimos, conversamos e tentamos descobrir de onde éramos todas. Sotaques distintos e muitas risadas.
Soube que várias delas participam de um coral da CASA DO BRASIL e que vao melhorando a cada dia. Quero participar tb! Sei que encontrarei com Rita na aula de Carlinhos Brown. Vamos levar nossos pandeiros, ritmos e alegria.
As fotos nao sao as melhores da minha vida, mas retratam um pouco do clima do encontro.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Simples e bonita

Algumas músicas chegam e ficam com a gente. Nao cansamos de cantá-las, mesmo quando elas sao uma bobagem. A cançao dos Tribalistas, Velha Infância, me despertou a atençao pelo verso "...meu riso é tao feliz contigo..." Ela entrou em mim e ficou dentro! Nao canso de cantá-la.
Acho que já vi o DVD dos Tribalistas mais de 20 vezes. Talvez a distância tenha influido no meu gosto musical atual. Como nao ouço as rádios do Brasil, nao acompanho muito os êxitos dos últimos anos. Mas este DVD foi dos melhores que eu comprei lá. Aliás, nao deixo de comprar um ou dois DVDs de músicas quando vou ao Brasil...e tb ganho vários dos amigos e familiares. Ver e ouvir os shows de música brasileira, aqui, é uma alegria. SEMPRE.

Velha Infância (Tribalistas)

Composição: Arnaldo Antunes/ Carlinhos Brown/ Marisa Monte

Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito
Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo é o meu amor
E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
Da gente brincar
Da nossa velha infância
Seus olhos meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só
Você é assim
Um sonho pra mim
Quero te encher de beijos
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito
Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo é o meu amor
E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
Da gente brincar
Da nossa velha infância.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Carlinhos Brown

No dia 24, às 18 h, Carlinhos Brown vai dar um aula de percussao na Casa América (aquele palacete na Praça de Cibeles, que Pablo disse que é mal-assombrado e que agora tenho medo de entrar).
A condiçao para participar de sua aula é levar um instrumento de percussao. Bora lá?
Vou levar um pandeiro e soltar o corpo com este mágico do som.

José Luis


Eu tenho um amigo muito querido aqui em Madrid, que chamamos de Josssssé Luis. Ele é super educado, amável, inteligente, doce, simpático, empático e, especialmente, criativo. Um artista verdadeiro: faz teatro, canta, dança, pinta, desenha, costura, cozinha, conversa...e tudo ele faz bem feito! Eu admiro muito este menino. Ele é destas pessoas que nos chega à alma.
Hoje o menino faz quarenta anos e eu quero deixar meu abraço aqui. Felicidades, Josssssé Luis!!!!! Nao fica triste pela idade, nao. Certamente tu estás entrando na melhor fase da tua vida. Te desejo o melhor! Tu és um encanto de chico!

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Um violinista

Quando vou dar aulas em Quatro Caminos, um bairro ao norte de Madrid, tenho que trocar de metrô na Estaçao de Novos Ministérios. Adoro passar por ali às 19 horas, quando a estaçao está repleta de gente. Pode parecer estranho, mas como sou uma observadora nata do comportamento humano, este horário é perfeito para a minha análise sociológica pessoal. Normalmente, neste horário e num cruzamento de corredores que leva a distintas linhas de metrôs, encontro um músico destes que toca durante horas e que, pelo menos para mim, alegra a passagem pelo lugar. Este músico é russo ou romeno ou húngaro ou búlgaro. Enfim, é do leste. Em alguns dias, ele toca cello; en outros, violino. Este cara é muuuuuuito bom! Adoro quando ouço seus acordes. Sempre deixo umas moedas e ele me sorri. Já somos quase amigos (rsss).
Hoje li no jornal uma pergunta que levou meu pensamento a este músico. A pergunta era: reconheceríamos um gênio do violino no metrô ou na rua? Motivo da pergunta: o violinista Ara Malikian, de origem libanesa e com grande prestígio na Espanha, esteve 35 minutos tocando obras de Bach, com um violino-relíquia do século XVIII, e nao foi reconhecido no metrô de Madrid. Centenas de pessoas passavam e nao se davam conta de sua virtuosidade. Para o músico, ficou evidente a diferença de tocar no Teatro Real e de tocar no metrô. A prediposiçao à arte nao é a mesma. Parece que arte nao combina com pressa, com ganha-pao, com pensamentos profundos ou com os habituais ipods e mp3. Depois de mais de meia hora, Malikian tinha recebido só um par de euros. Tadinho!
Acho que o "meu" violinista ganharia mais neste espaço de tempo, porque ele já é conhecido aí e, para nós, comuns mortais, ignorantes musicais, o reconhecimento do artista tem a ver com a familiaridade que temos com o mesmo.

Lamento

Cidinha, um grande e carinhoso abraço.

O passeio de Lula

Na foto, Bosco e Lula montados no skate. Bosco é um sobrinho espanhol muito querido; Lula, seu cachorrinho. Lula nao parece nada cômodo neste veículo. E qualquer semelhança é mera coincidência.

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Grupo multicultural

Em Boadilla del Monte, uma cidadezinha ao lado de Madrid, o Grupo Santander construiu uma cidade financeira. Os diferentes departamentos do Banco foram reunidos em uma mega-área que está a 40 minutos da capital. Os trabalhadores têm horario flexível e um plus de 900 euros para o transporte. A área é de 165 hectares, com 100 mil metros quadrados de área construída em treze edifícios enormes. Tem vários restaurantes gratuitos, creches, instalaçoes esportivas (para tênis, volei, nataçao, golf, squash, etc...), bibliotecas, centros sanitários e inúmeros microbus que circulam dentro deste espaço, levando e trazendo os funcionários de um prédio a outro. Os jornais daqui chamam esta área de Campus Financeiro (super neoliberal).
Além dos trabalhadores do Grupo Santander, circulam aproximadamente 1500 pessoas, diariamente, para a prestaçao de serviços. Eu sou uma delas. Recebi a classificaçao de professora de idiomas - com direito a fotos e revistas à minha bolsa cada vez que entro e saio da empresa. Isso é muito irritante. Vou lá para ensinar os executivos a falarem português - às vezes, sinto como se eu estivesse ensinando os magnatas a roubar o meu povo. Bem ruinzinha esta sensaçao.
Bom, mas toda esta vasta introduçao é para falar dos diversos professores de idiomas que ensinam neste conglomerado. O Santander coloca um ônibus branco e enoooorme para buscar os professores em Madrid - e para nos devolver a esta cidade depois de ensinarmos os seus funcionários. Lá vamos todos, na hora do almoço, para nossas horas de classe - africanos de muitos países (com cabelos imensos de tranças e com batas maravilhosas; russos; suecos (loiríssimos, com traços de vikings); franceses; chineses; americanos; alemaes (com cara e cheiro de pouco banho); marroquinos, ...e a brasileira (com cara de poucos amigos, mas com os olhos curiosos voltados para a fabulosa fauna). Quando o ônibus recolhe esta miniatura de representaçao do mundo, os guetos se desfazem e é um tal de ti-ti-ti entre todos. Acho que este contato multicultural é a melhor hora do trabalho.
Quando entramos na organizaçao, imediatamente ficam nítidas as diferenças: os que trabalham no Santander andam de terno e gravata e os que chegam para dar aulas sao esquisitos, multicloridos, com roupas ponta-acima-ponta-abaixo. Predomina o desalinho, as bolsas grandes e os muitos livros nas maos. Quando o ônibus chega, cada um pega um micro-ônibus para o seu destino.
Eu dou aulas no Edifício Amazônia. É o edifício cujos funcionários trabalham com o Brasil. Meus alunos vao ao Brasil uma vez por mês. Uns, gostam; outros, nao. Hoje o chefao disse que os funcionários brasileiros (os do Santander) sao inteligentes, rápidos e criativos. Ele fez uma comparaçao interessante: disse que se chegar no México e der uma ordem, esta ordem pode levar dois dias para ser cumprida. Se ele chegar no Brasil e der a mesma ordem, levará apenas 4 horas para ser realizada. Segundo ele, os funcionários brasileiros ganham melhor que todos os outros (será?!?) por este motivo. Nao sei se os funcionários brasileiros estao contentes com seus salários.
Passadas as horas de classes, voltamos aos micro-ônibus que, por sua vez, nos levam ao ônibus branco. E outra vez recomeça o ti-ti-ti. Os 40 minutos de ida e os 40 minutos de volta sao um bom exemplo de multi-interculturalismo. As culturas se misturam estupendamente.

Fórum de Língua Portuguesa

No dia 13 de abril, a Associaçao de Professores de Língua Portuguesa na Espanha vai tentar promover a vinculaçao entre os professores deste idioma.
O encontro durará apenas um dia - das 9 às 21 h - e pretende debater os novos projetos acadêmicos e culturais que podem facilitar o ensino da Língua Portuguesa - o ensino da Língua Portuguesa como Língua Estrangeira (no primário, secundário, graduaçao, pós-graduaçao e em empresas). Também serao discutidos os acordos, convênios e intercambios vigentes entre Espanha, Portugal e Brasil.
Fico gratamente surpresa com este evento porque a Língua Portuguesa, neste continente, interessa a poucos. Portugal é um dos países mais ignorados e pouco interessante para os demais europeus. Com isso, a nossa amada língua - embora falada por milhoes de pessoas - nao desperta grandes interesses nesta banda da terra. O maior interesse, neste momento, sao os intercâmbios com o emergente Brasil.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Para Lucinha

Uma música especial que dedico a Lucinha, onde quer que ela esteja, no 30º dia de seu falecimento (Bachiana nº 5, de Villa Lobos). Esta música toca a minha alma.

domingo, 8 de abril de 2007

Rosana


Adriana, já que tu gostas de Rosana - e eu também - deixo aqui outras duas músicas dela, que gosto muito: Si tú no estás aqui e Magia.
Como dizes tu, abraços deste lado do oceano.

Outra Semana Santa

Nao sei bem o motivo, mas a Semana Santa me fez entrar em contato com uma certa tristeza. Nao sei explicar exatamente o que é, mas sei que é um sentimento de cor gris. Na medida em que os dias foram passando, fui percebendo que meu estado anímico era de tristeza contemplativa - sentimento que se instalou há algum tempo e que está aí, dentro de mim, sem que eu consiga fazer diferente. Mas isso nao me provoca ansiedade, porque entendo que tenho que viver a tristeza até ela ir embora. Cada coisa no seu tempo.
Caminhei, passeei, conheci cidades lindas, mas nao senti aquela alegria/energia que normalmente me caracteriza nestas situaçoes.
Além dos meus sentimentos de perda e de reacomodaçao da minha existência, esta época traz o sofrimento e as penitências do cristianismo. E, aqui na Espanha, vemos o sofrimento em todas as partes. Fico impressionada - e até assustada - com as procissoes e os atos católicos.
Eu tive uma curta história de catolicismo. Fiz a primeira comunhao e logo depois desisti dos ritos católicos. De qualquer forma, tenho a impressao que este curto período de tempo impregnou meus sentimentos do sangue e do sofrimento de Cristo. Nao sei o que é verdade e o que é lenda, mas sinto um grande respeito por esta história. Isso é uma coisa. Outra coisa é que sou uma pessoa de fé que, embora nao reze as oraçoes da Igreja, que deteste as leis impostas pelo Vaticano, possui uma religiosidade cada vez mais própria e definida.
Enfim, foi uma semana santa gris e de recolhimento interno - embora eu andasse pelas ruas vendo pessoas e lugares desconhecidos. É difícil explicar e é difícil entender, mas é assim que é.

sábado, 7 de abril de 2007

Cuba e Andalucia

Desde que Fernando Trueba reuniu o pianista cubano Bebo Valdez (maravilhoso!) e o cantor andaluz Diego, El Cigala - no CD Lágrimas Negras - nunca mais parei de ouvi-los. Nao canso. Levo este CD em todas as viagens....e canto pela estrada afora! Adoro!
Uma música super conhecida aqui na Espanha é Lágrimas Negras. E esta todos os brasileiros conhecem (com a participaçao de Caetano Veloso). Nao encontrei as outras músicas que gosto deste CD, para colocar aqui.

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Céu negro

A chuva acabou com todos os meus passeios da semana santa (Aranjuez, Toledo e Ávila). De repente, o céu ficava negro e desandava o maior toró. Desisto! Sábado e domingo ficarei em casa, descansando das férias. Segóvia ficará para outro momento. Farei algo que aprecio muito nestes dois últimos dias que me restam de férias: nada! Yessssssssssssssssss.

Outro passeio




O passeio hoje foi para Ávila, outra cidadezinha linda - que é das mais antigas da regiao de Castilla y León. A história conta que ela nasceu na época dos celtas, mas que foi durante o período de ocupaçao romana que realmente começou o assentamento estável.
Como nao podia ser diferente neste país, a cristianizaçao ocorreu em seus primórdios como cidade. A influência do catolicismo é bem acentuada.
Ávila é um exemplo do que foram as cidades amuralhadas da Espanha medieval. No interior dos muros, cresceram bairros, igrejas, conventos, monumentos e se multiplicaram as ruas estreitas e bonitas. É uma graça de cidade!
Da mesma forma como o passeio a Toledo, ontem, a chuva nos enviou à casa. Hoje foi um temporal bastante feio. Tivemos que parar o carro no meio do caminho, em um posto de gasolina, porque nao se via nada na frente. O céu ficou negro.
Bom mesmo é estar em casa nestas horas. Viajar e conhecer novos lugares é estupendo...e voltar para casa também!

Fotos de Santiago

No blog de Adriana, ótimas fotos de Santiago de Compostela - outra cidade imperdível!. Fotos também de La Coruña.
O mais curioso é que ela recomenda o blog de uma senhora de 95 anos, blogueira, chamada Maria Amelia. Estive lendo e me encantei com esta republicana convicta e inovadora. (www.amis95.blogspot.com).
¡Enhorabuena por la lucidez, Maria Amelia!

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Os encapuçados



Eles estao em todas as cidades, novamente.

Toledo, a cidade das três culturas

Hoje estive em Toledo, pela primeira vez. Ameeeeei! Que cidadezinha bonita! Que agradável caminhar por suas ruas estreitas, labirínticas e empinadas - subidas e descidas que cobram um preço elevado às pessoas sendentárias como eu. Que agradável ver a arquitetura característica das distintas culturas que habitaram suas ruas. Até o calçamento é bonito. Toledo é imperdível! Que incrível sensaçao de estar vivendo em outros tempos. Muito bom!
Estive buscando na Internet dados sobre a origem de Toledo. Parece que esta pequena e atraente cidade nasceu em 192 a.C. com o romano Marco Fulbio – para mim, um desconhecido.
No século V, a península e os romanos que aquí viviam foram atacados e invadidos pelos bárbaros visigodos. Toledo tornou-se a capital visigoda. Nos séculos V, VI e VII, os visigodos permitiram a existência de diferentes crenças religiosas. Eles nao se incomodavam com as religioes adotadas por seus invadidos. O último rei visigodo foi Rodrigo.
Em 711 d.C, os muçulmanos invadiram a península e Toledo passou a chamar-se "Tulaytulah". Toledo viveu um período magnífico de cultura muçulmana. Na época, viviam harmonicamente os cristaos, os judeus e os muçulmanos. As igrejas, sinagogoas e mesquitas tinham total liberdade e seus seguidores também.
Toledo teve uma Escola de Tradutores fantástica, no século XIII. As traduçoes das obras gregas eram feitas tanto por muçulmanos (Averroes) como por judeus (Maimonides).
Quando eu estudei Filosofia, li muito sobre as discussoes a respeito das interpretaçoes feitas por Averroes dos textos de Aristóteles, quando o mundo só admitia os cânones platônicos. Averroes fez a traduçao das obras aristotélicas, e a Igreja ficou escandalizada. Na verdade, Aristóteles só foi aceito quando Sao Tomas de Aquino afirmou quase o mesmo que Averroes, mudando algumas conotaçoes da traduçao feita.
Enfim, com a Escola de Tradutores, Toledo tornou-se um centro intelectual europeu. As traduçoes permitiam que o resto da Europa usufruisse dos conhecimentos construidos pelas culturas muçulmanas e judia, e que pudesse redescobrir o pensamento e as idéias gregas clássicas.
No século XIV, a tranquila convivência das três culturas foi desaparecendo. Os judeus começaram a ser perseguidos e a cristianizaçao originou o Tribunal da Santa Inquisiçao. Cruzes! Que horror foi isso! Em 1492, os Reis Católicos impoem a expulsao dos judeus, estabelecidos em Toledo desde a época visigoda. Os que tiveram permissao para ficar, tinham que pagar altos tributos monetarios. O de sempre!
Atualmente, Toledo é a capital de Castilla-La Mancha e foi declarada Cidade Patrimônio da Humanidade.
No passeio de hoje, minha intençao era a de visitar sinagogas, mesquitas e museus visigodos. Também queria acompanhar e fotografar a procissao das 21 horas. Nao consegui fazer nada do previsto. As sinagogas, mesquitas e museus tinham filas quilométricas diante de suas portas. Esta época de férias é a pior para fazer este tipo de programa. Toledo deve ser visitada em dia de semana, quando o turismo é menos furioso. O tempo também nao colaborou com o passeio. Começou a chover, e resolvemos voltar para Madrid. Provavelmente, a procissao nao saiu. Nao sei.
Para finalizar, repito: Toledo é uma cidade encantadora! Muito linda mesma! Vale a pena conhecê-la.

terça-feira, 3 de abril de 2007

A Mesquita de Córdoba

A Mesquita de Córdoba é uma lindeza espanhola. Convertida na Catedral de Córdoba, constitui um importante monumento da Espanha, com sua arte hispânica-muçulmana. Esta foi a terceira mesquita mais importante do mundo - depois de Casablanca e Meca.
Na foto, alguns particiantes da Procissao de Vera Cruz, nesta Semana Santa.
Foto: Javier Barbancho / Reuters

Trem de alta velocidade

O trem francês de alta velocidade, que andava a 515,3 km/h, agora anda a 574 Km/h. Está quase alcançando o trem japonês, que voa a 581 Km/h. Isso é voar.

domingo, 1 de abril de 2007

Juan Diego

Chegou outro sobrinho lindo! Bem-vindo, guri! Juan Diego é o filho esperado e desejado de Marcos e Cecilia, amigos uruguaios que vivem em Bilbao. Marcos foi meu colega no doutorado.
No dia 3 de fevereiro de 2006, no blog CAMINHOS E MOVIMENTOS contei que ele era o meu superego, a minha censura, o meu controle. Quando eu estava feliz e contente, esquecida que tinha uma tese para fazer, ele chegava com uma voz profunda e séria, e dizia: "Theeeeeeelma, a tese..." Era uma advertência permanente. Um autêntico estraga-prazeres! Mas lá no fundinho...bem fundinho...ele é uma boa pessoa!!!! Um grande amigo! E estou muito feliz pela chegada deste anjo, que, com esta carinha de "te vas a enterar", vai fazê-lo engolir todas as suas maldades comigo.
Para que Juan Diego aprenda a pintar o sete e solte toda a sua fantasia, Aquarela.
Para o pai de Juan Diego, O filho que eu quero ter, com Paulinho da Viola.